Saber qual o cliente ideal é uma pergunta que todos os empreendedores fazem a si próprio todos os dias. Isso sempre aparece quando não estamos com a nossa agenda cheia de clientes ou, em muitos casos, quando o cliente desiste do trabalho no início ou meio do projeto.
Este problema não é um privilégio dos empresários que estão começando, mas de todos. Se você já está no mercado já há um bom tempo sabe que isso faz parte dos negócios e talvez não sofra tanto quando isso acontece, como os empresários que estão começando.
Uma das dicas que eu obtive nesses anos de empreendedorismo foi parar com as barras (///) / consultoria / Coaching / treinamento /////. Quando você está falando com um possível cliente é muito importante ser mais especifico para evitar confusão de especialização do seu negócio.
- Separe 2 ou 3 serviços de sua empresa e investigue que tipo de problemas eles resolvem. Foque nas soluções que você oferece;
- Investigue quem possui esse problema como principal entrave para o crescimento e tente visitar estas pessoas;
- Após encontrar o problema, aprenda a vender este problema como uma solução;
- Teste por alguns meses falar somente deste problema com clientes, amigos e parceiros. Mostre que é especialista no assunto;
- Pegue feedback com as pessoas, de como este problema as atrapalha e se seria interessante ter uma empresa parceira que ajudasse a “resolver esta dor”.
Espero que tenham gostado destas minhas dicas e nos próximos vídeos iremos falar como criar mais valor para o seu negócio.