Relacionamentos empresariais

O paralelo trazido com o filme Fome de Poder (The Founder) serve para exemplificar as relações diárias e os riscos decisões que enfrentamos dentro da nossa empresa. A falta de análise jurídica de algumas decisões empresariais pode colocar em risco a atividade da empresa.

No exemplo, o resultado foi trágico para os irmãos McDonald, ao fecharem o negócio e não terem apontados suas vontades de maneira clara na negociação fez com que os dois perdessem não apenas o negócio, mas o sonho da vida deles.

Veja, o que queremos alertar é para o momento de crescimento do negócio de maneira estruturada e segura.

Quando falamos do passo a passo para fechar um negócio de maneira segura visamos ter o resultado patrimonial para a empresa garantido no futuro. Não são diferentes nas outras áreas da empresa, quando falamos das relações de trabalho, relações societárias, tributárias, etc.. Se visarmos um futuro próspero, devemos estruturar as relações de nossa empresa nessas áreas.

O impacto de decisões desestruturadas pode levar ao colapso do negócio. Vejamos alguns pontos que servem de alerta para vocês:

– Relações com fornecedores e clientes estão devidamente documentadas pela sua empresa;

– As relações com funcionários, terceiros, prestadores de serviços e autônomos estão de acordo com a legislação;

– O objeto social descrito no contrato social da empresa está de acordo com a atividade empresarial exercida;

– O contrato social prevê as vontades e necessidades dos sócios da empresa;

O ideal é termos em mente que a vida da empresa depende 100% das decisões empresariais adotadas pelos gestores, se não tivermos um pilar jurídico estruturado alinhado à necessidade de crescimento da empresa, o problema, por vezes, pode ser irreversível.

Devemos sempre lembrar que, se queremos prosperidade e longevidade para nossas empresas, temos por obrigação de cuidar não apenas da estrutura econômica e administrativa, é muito importante adotar uma estrutura jurídica que valide e apoie os demais pilares de sustentação da empresa.

Marcelo H. Artuni

Advogado Empresarial

1
seu nome
seu comentário
0 /
Previous
Next
FormCraft - WordPress form builder

©2018 O X da Gestão todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites Tupiniquim Design

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?