Como utilizar ferramentas de gestão para buscar soluções para seu negócio e aumentar engajamento de seus colaboradores

Em tempos de crise a grande preocupação dos empresários é manter seu negócio vivo.

É preciso rever  o  negócio! Como aumentar lucratividade e reduzir custos em tempos de recessão?

Normalmente seguimos o caminho da redução de custos diretos e indiretos e diminuição de preços de produtos e serviços.

Um custo elevado para uma empresa é a sua mão de obra, principalmente por que nosso país tem a maior carga tributária trabalhista entre 25 economias, segundo ranking realizado pela UHY rede de auditores e contabilidade.
Por isto é “normal” que em algum momento a decisão seja por diminuir a estrutura para se adequar a um novo cenário, mas  a redução  somente do que esta na frente pode a médio prazo trazer mais malefícios do que se imagina, além de contribuir para um ciclo negativo da recessão, aumentando os sintomas da crise. Mais gente desempregada, menos poder de compra.
É preciso pensar fora da caixa, sair da situação  e ver o todo, buscar alternativas e parcerias, procurando formas criativas e sistêmicas.

O empresário conhece muito bem seu negócio, afinal é seu criador. No entanto, com a evolução e crescimento é preciso focar na gestão e deixar outras pessoas assumirem os processos que antes ficavam em suas mãos.
Então, é hora de envolver todos que fazem parte de seus negócios, seus fornecedores, colaboradores e clientes, é hora de ouvi-los.
Mas como fazer com que isto de forma assertiva traga novas ideias e principalmente ações concretas que possam gerar resultados efetivos?
A melhor forma é planejar, organizar e sistematizar como as pessoas serão ouvidas e para nos apoiar existem várias técnicas que  tem como foco central gerar informações sobre determinado tema e criar uma ação estruturada para resolução.

Atualmente novas ferramentas estão sendo utilizadas para a construção de ideias inovadoras, como o Design Thinking.
O design thinking é um conceito originário dos processos de criação de produtos e monitoramento das necessidades de clientes e que esta sendo amplamente utilizado para processos de inovação, mas que pode ser aplicado em qualquer situação onde se deseja elaborar soluções e atingir um resultado.
Sua principal característica é desenhar as soluções de forma exploratória e colaborativa, sua abordagem  para a solução de desafios esta centrada nas pessoas  e com a premissa da empatia e colaboração.

Então, mãos a obra, escolha sua ferramenta , reúna o seu time, fale com transparência, comunique sua visão /cenário de maneira impactante significativa criando experiências, compartilhando o objetivo e demonstre o quanto estas pessoas são importantes para o sucesso dessa empreitada.

Quando as ideias aparecerem analise a viabilidade e planeje a execução. Deixe a pessoa ou grupo responsável pela a execução.
O processo é sistêmico e devem ser considerados inclusive sugestões que envolvam seus fornecedores  e clientes. Lembre-se eles também estão vivendo a mesma crise que você. Ouça-os!
Chame seus fornecedores e pensem que ações podem trazer benefícios para ambos, como criar alternativas para um processo ganha-ganha.
Com seus clientes identifique o que fará com que ele compre seu produto ou serviço, esse momento é crucial para monitorar sua qualidade  e seu atendimento, ou seja o conjunto que você entrega na hora da venda.

Assim como você estamos pensando sempre em meios de estar acima da crise e nosso melhor produto é apoiar empresas e pessoas em seu processo de evolução.

 

Ana Cristina | Evoluti RH

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