Liderança e gestão de pessoas, fator de sucesso para seu negócio

A Liderança é uma das competências essenciais de um empreendedor e fundamental para seu negócio prosperar.

Segundo pesquisa do SEBRAE um dos fatores que afetam o fechamento de novos negócios é a falta de preparo do empreendedor relacionado a liderança e gestão de pessoas.

Muitos empreendedores iniciam seu negócio e são responsáveis por todos os processos da empresa, como diz um amigo “Somos o homem/mulher do circo, fazemos a pipoca, vendemos os ingressos e apresentamos o show”. No entanto a medida que a empresa cresce é preciso contar com outras pessoas na equipe.

Me arrisco a dizer que mais de 70% dos empreendedores buscam alguém que vai tirar o acumulo de trabalho “Preciso de ajuda, não dou conta de tudo sozinho”, mas o problema começa quando não se tem clareza de como e onde esta pessoa vai ajudar.

As vezes você pega um conhecido, um parente para ajudar, mas como não esta claro o que se precisa isto pode gerar ainda mais confusão e descontentamento., além de custos.

Minha dica para você é:

  1. Identifique que atividades são acessórias ao seu negócio, ex. contas a pagar e receber, entrega, prospecção e atendimento a clientes.

  2. Que atividades estão tomando seu tempo e tirando você do foco do seu negócio?

  3. Após a análise das questões acima , eleja uma que fará diferença em suas atribuições.

  4. Defina um cargo para esta atividade, se as questões administrativas estão tomando muito seu tempo, talvez você precise de um assistente administrativo que irá cuidar das questões administrativas de sua empresa.

  5. Dedique um tempo para descrever esse cargo e perfil de competências.

Agora você pode me perguntar, “ Por que preciso me dedicar tanto para delegar uma atividade?”

Porque é importante que se identifique de forma especifica as atividades, tarefas e resultados que serão delegados, isso ajudará no acompanhamento e orientação de seu colaborador, dando clareza ao que é esperado no desempenho do cargo.

Com orientação e monitoramento de resultados se estabelece a qualidade das atividades, estimula a produtividade e direciona recursos para o atingimento de metas.

Ao descrever o cargo você esta iniciando a estruturação do processo de gestão de pessoas, estabelecendo demandas de forma clara é possível afetar o nível de desempenho da sua empresa.

Este processo será o alicerce de todas as ações relacionadas a gestão de pessoas, para a contratação, desenvolvimento e retenção.

Você estará exercendo sua liderança para conduzir sua equipe, seu principal ativo para o sucesso!

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