Para você gerir um negócio e preciso avaliar dois pilares, suas competências e as competências que esse negócio exige.
O autoconhecimento é fundamental pra que você identifique habilidades, comportamentos e conhecimentos que você não possui, mas serão necessários para o seu negócio prosperar . Para suprir esta necessidade você tem alguns caminhos.

– Autodesenvolvimento , onde você pode buscar formas para adquirir os conhecimentos; Cursos Técnicos, especializações, ou um estágio pratico. Ou – Contratar pessoas ou empresas especializadas que já possuam os conhecimentos para fornecer o serviço.  Mas um alerta identifique as competências essenciais e as assessorias. Competências essências são o DNA do seu negocio!

Se você tem uma empresa de TI todo o conhecimento voltado para entrega dos seus produtos e serviços são competências essenciais.

As competências assessorias são aquelas necessárias para o negocio funcionar, mas não estão relacionadas a entrega do seu produto ou serviço , para isto temos empresas e profissionais especializados, como nosso contador, um especialista em gestão e desenvolvimento para cuidar do seu time, um advogado, gestor financeiro , especialista em negociação com bancos , um coach que vai te apoiar na alavancagem de vendas do seu negocio. Afinal, não da pra gente ser tudo, certo.

Existem também as competências comportamentais que são fundamentais para quem vai empreender, vamos falar de 8 competências para o empreendedor de sucesso:

1- PERSUASÃO & INFLUÊNCIA
Capacidade de convencer os outros a mudar a sua maneira de pensar, crer ou se comportar, será importante para oferecer seu produto ou serviço.

2- LIDERANÇA
Visão de futuro e capacidade de mobilizar pessoas a aderirem a sua visão, seu sonho.

3- RESPONSABILIDADE
Aqui definimos responsabilidade como capacidade de demonstrar iniciativa, autoconfiança, resiliência e vontade de assumir riscos.

4- ORIENTAÇÃO A METAS E RESULTADOS
Concentração e esforços para alcançar um objetivo

5- HABILIDADE INTERPESSOAL
O empreendedor assume vários papéis e grande parte envolve a interação com outras pessoas. Ter habilidade de relacionar-se é primordial para evitar conflitos

6- BOM HUMOR
Segundo a pesquisa da revista Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas.
Cultivar o bom humor torna a convivência harmônica e resultados mais possíveis.

7- CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO
Saber dialogar em situações de conflito e buscar relações ganha a ganha com parceiros, colaboradores, fornecedores e clientes.

8- CRIATIVIDADE
Capacidade de inovar, criar soluções novas e ousar para fazer diferente e estar a frente da concorrência

Pois é, ser empreendedor não é fácil! É preciso determinação e muita disposição.
Como sugestão deixo um exemplo de como você pode criar um plano de desenvolvimento e ampliar suas competências e consequentemente seus resultados.
Coloquem no papel as competências essenciais do seu negócio, as competências comportamentais do empreendedor de sucesso. Agora faça sua autoavaliação, atribua uma pontuação de 0-5 de acordo com o que você acredita que seja o seu nível em cada competência.

 

Sou Ana Cristina da Evoluti Recursos Humanos, consultoria especializada em gestão e desenvolvimento, cujo proposito e melhorar a performance e os resultados de pessoas e organizações.
– Recrutamento & Seleção
– Treinamento, Desenvolvimento & Educação
– Programas de direcionamento e performance para equipe e liderança
– Projetos sob medida para gestão de pessoas

1
seu nome
seu comentário
0 /
Previous
Next
FormCraft - WordPress form builder

©2018 O X da Gestão todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites Tupiniquim Design

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?