Pessoas como diferencial competitivo

Em tempos difíceis no cenário econômico as empresas buscam alternativas para se manter no mercado competitivo e escasso. Buscam fórmulas para aumentar suas vendas, com estratégias de divulgação, rede de networking, promoções entre outras ações que de fato são fundamentais.

No entanto, todo o investimento de tempo e recurso financeiro pode ser desperdiçado se sua empresa não estiver preparada para atender as necessidades e expectativas dos clientes.

Uma empresa não existe sem pessoas e elas precisam estar envolvidas e comprometidas. Deve ser uma relação de troca, pois são interdependentes, as organizações necessitam das competências das pessoas, seus conhecimentos, habilidades e atitudes para entregar o produto e serviço que oferecem e, as pessoas buscam sentimento de pertencimento, realização de seus objetivos e necessidades pessoais, os interesses podem parecer distintos, mas juntos promovem o sucesso.

Cuidar da gestão de pessoas é relacionar os interesses dos colaboradores e da organização visando ampliação de competências pessoais e organizacionais. “As pessoas podem ampliar ou limitar as forças e fraquezas de uma empresa dependendo de como elas são tratadas” (CHIAVENATO 1999a, p. 09).

As pessoas são fontes de competitividade, porque possuem valores e não são copiadas tão facilmente, mas para conquistar essa vantagem competitiva as pessoas devem estar em primeiro plano.

Um dos pontos de dificuldade de muitas empresas está no reter, atrair e desenvolver pessoas, por falta de uma ação sistemática de gestão de pessoas, sendo os principais pontos de atenção:

Atrair
  • Estrutura de cargos e salários – ter uma estrutura de cargos e salários clara para avaliar se o que oferece está adequado a função e ao mercado e com isso ter oportunidade de contratar e manter bons profissionais;
  • Seleção de pessoas – deve ser alinhada as necessidades organizacionais e pessoais – é preciso investir tempo para entender  e definir a função, atividade a ser desempenhada. Quais as competências necessárias? Qual a contribuição fundamental para o negócio?  Responder essas e outras perguntas apoiam a escolha adequada de um profissional.
Reter
  • Adaptação do novo funcionário – o processo de integração e ambientação visam a  melhor relação entre o funcionário e a empresa e diminuir os temores e ansiedades que são vivenciados quando alguém é admitido em um novo emprego, integrando –o a  cultura, pessoas e processos da organização;
  • Acompanhar o Desempenho – recompensar o desempenho passado, estimular o desenvolvimento dos funcionários, vincular o desempenho individual futuro às metas da organização, criando visão de oportunidade;
  • Políticas, deveres e direitos claros e comunicados;
  • Envolvimento das pessoas nos objetivos e metas organizacionais;
  • Ações que promovam bem estar e qualidade de vida.
Desenvolver
  • Fazer uso de ferramentas de acompanhamento de desempenho para gerar ações que visem apoiar o processo de crescimento e resultado das pessoas;
  • Investimento em ações de treinamento que capacitem profissionais, ampliando suas competências, gerando oportunidades;
  • Estabelecer o vínculo entre as necessidades organizacionais e pessoais, criar ações de valorização e engajamento.

“Pessoas estão por trás do nosso sucesso. Máquinas não têm ideias, não resolvem problemas, não agarram oportunidades. Somente pessoas que estejam envolvidas e pensando fazem à diferença (…). Todos os fabricantes de automóveis nos Estados Unidos têm basicamente o mesmo maquinário. Mas o modo como as pessoas são utilizadas e envolvidas varia muito de um empresa para outra. A força de trabalho dá a qualquer empresa o seu verdadeiro poder competitivo” (DESSLER 2003, p. 11).

Esteja atento a gestão de pessoas em sua empresa, pois se não conseguir reter, atrair, desenvolver e aproveitar seu capital humano, corre o risco de dar ao seu concorrente sua maior vantagem competitiva. Por tanto, fazer gestão de pessoas é fundamental, é preciso aprender que não basta ter pessoas e sim ter as pessoas certas e ser a empresa certa para elas.

Sua empresa é o resultado das pessoas que nelas atuam, seu diferencial competitivo!

 

Ana Cristina | Evoluti RH

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