Funil de vendas

Entenda o que é funil de vendas e como pode impactar o seu negócio

Fazer uma boa gestão das oportunidades de venda de um negócio é uma das tarefas primordiais de qualquer empreendedor e gestor. Afinal, a chave para o sucesso está em saber, não apenas qual o seu público-alvo, mas como conquistá-lo a fim de torná-lo cliente.

O funil de vendas pode te ajudar muito nesse assunto. Porém, o que é? Como ele se aplica e porque pode ter um impacto direto sobre empresa?

O que é funil de vendas?

Todo negócio tem uma série de processos pelos quais seu público-alvo passa até se tornar cliente. Só que, como você provavelmente já reparou, nem todas as pessoas acabam fechando negócio, existem perdas pelo caminho.

O funil de vendas funciona como uma visualização desse processo da decisão de compra do cliente. E, por meio dele, suas equipes de marketing e vendas podem entender o processo e, assim, passar a trabalhar as ações e estratégias do seu negócio, fazendo com que o maior número possível de interessados se tornem clientes da sua marca.

Como o funil de vendas é dividido?

O funil de vendas é dividido, basicamente, em três partes:

  • Topo de funil: o momento de identificar e conscientizar seu potencial cliente sobre qual e que tipo de problema você pode resolver, de forma a atrair possíveis Leads, transformando pessoas ou empresas que não sabiam que tinha um determinado problema, em possíveis interessados. A pessoa nessa fase não está interessada em comprar, mas em obter respostas para uma questão.
  • Meio de funil: ao despertar o interesse para o seu negócio, é chegado o momento de colher informações que ajudem a encontrar possíveis soluções que resolveriam o problema e transformariam estes interessados em possíveis clientes.
  • Fundo de funil: é nessa fase que se encontram todas as pessoas interessadas em resolver esse problema, mas também é o momento em que o proprietário ou a equipe de vendas precisam tomar muito cuidado, pois as objeções de compras são bem sutis. Quando esses interessados chegam nessa fase (e quando todas as outras foram feitas corretamente) a sua venda deve estar praticamente fechada, esperando apenas assinatura de contrato ou ajustes nas negociações comerciais. É nesse momento que a empresa toda precisa agir com foco para não perder esse cliente e assim fechar o negócio.
Para que serve o funil de vendas?

O principal objetivo do funil de vendas é a busca pela otimização dos processos da sua empresa na hora de conquistar e reter clientes. A partir do momento em que vocês passam a conhecer como o cliente se comporta na hora de eleger um produto ou serviço (da marca de sabão em pó ao curso de pós-graduação), fica muito mais fácil perceber quais as possíveis dúvidas em cada parte do processo.

Dessa forma, você pode passar a elaborar boas respostas para que essas pessoas possam se interessar cada vez mais no que você tem a dizer (construindo assim uma relação de confiança) e, dessa forma, sua marca fica gravada como uma boa possibilidade para se fechar negócio.

Por que o funil de vendas é importante para o meu negócio?

Pelo que vimos até agora, fica fácil entender porque o funil de vendas é uma ferramenta importante. Ele dá para as empresas, a possibilidade de informar, de forma simples e direta, o que ela oferece. Não como simples publicidade ou propaganda, mas como uma resposta às necessidades e desejos do mercado.

Já para os clientes, ele é a oportunidade de poder embasar suas decisões de compra. Muitas vezes, inclusive, a partir do funil de vendas e de uma boa estratégia de marketing e comunicação, sua empresa passa a ajudar o consumidor a dar nome ao que ele mesmo ainda não conseguiu identificar.

Um exemplo clássico: no verão, muitas pessoas querem se refrescar. Mas, numa pesquisa, acabam se perdendo entre as possibilidades — ventiladores, circuladores, aparelhos split, aparelhos janela, climatizadores, entre outros. Se uma empresa do ramo passar a identificar essas questões e oferecer a essas pessoas uma informação que as ajude a entender qual o melhor produto para ela, é óbvio que a empresa acaba se tornando uma das favoritas na hora em que o consumidor decide adquirir o produto.

Portanto, que tal adotar o funil de vendas para o seu negócio e potencializar as chances de conquista de clientes? E se estiver com alguma dúvida ou quiser dividir seu ponto de vista, não deixe de nos procurar! Estamos sempre interessados em saber o que você pensa.

 

Willian Menezes | RR Menezes

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