Encontre (e comunique), seus diferenciais competitivos

Empresa bem-sucedida é aquela que se destaca entre seus concorrentes, ou ela não será procurada por clientes potenciais. Ao contrário do que muitos empreendedores podem pensar, destacar-se dos concorrentes não é simplesmente oferecer o mesmo serviço que eles, mas de uma maneira apenas um pouco melhor ou pouco mais barata.

Para alcançar esse destaque e para a empresa crescer e se tornar mais lucrativa, é necessário buscar estratégias claras de diferenciação. Além disso, é necessária também uma boa estratégia de comunicação para que esses diferenciais sejam conhecidos por seus potenciais clientes.

Você é destes empreendedores? Tem tentado oferecer um ótimo serviço, mas mesmo assim não tem resultado? Não vê a sua empresa tendo o destaque que merece? Então é provável que você não tenha encontrado os seus diferenciais competitivos. E/ou não está sabendo comunicá-los corretamente.

Oceanos Azul X Vermelho: Descubra seus diferenciais competitivos

A estratégia de foco na criação de novos mercados, ao invés da competição com concorrentes diretos, foi colocada em evidência pelos autores do livro “A estratégia do Oceano Azul”. O termo é uma metáfora para esse grande mar inexplorado de novos mercados, que são livres de concorrência, graças aos diferenciais competitivos encontrados pela empresa. Percebe? O “ X da Gestão” está nos DIFERENCIAIS COMPETITIVOS!

Ao mercado já saturado, os autores atribuem à metáfora Oceano Vermelho – um sangrento campo de batalha onde as empresas brigam com suas concorrentes para saber quem consegue conquistar o maior número de consumidores. Em qual dos dois oceanos sua empresa está navegando? Fuja do Vermelho!

Ao se manter em mercados já saturados, tentando otimizar um serviço que muitos já oferecem, sua empresa nunca vai se livrar da concorrência e sempre tentará batalhar dentro de um segmento no qual é quase impossível conseguir o destaque esperado. Se você se reconhece nessa situação, recomendo que pare de atuar da maneira atual e repense seus diferenciais!

EXERCÍCIO:
Vamos tentar buscar o seu diferencial competitivo? Para te ajudar a descobri-los, proponho que você responda às seguintes perguntas
  • O que o meu produto/serviço tem de melhor?
  • Como/por qual vantagem/função eu quero que meu cliente o reconheça?
  • O que não está sendo feito pela concorrência que poderia ser aplicado ao meu produto/serviço?
  • O que está sendo feito pela concorrência que está saindo de moda?
  • O meu produto/serviço é realmente inovador?
  • Qual o real valor que entregamos aos clientes? Ele resolve o principal problema/oportunidade deles?
  • O meu produto segue as tendências de mercado mais atuais?

Ao conseguir as respostas a estas perguntas e ao analisá-las bem e de acordo com o mercado no qual você está inserido, é provável que alguns de seus diferenciais competitivos já estejam definidos. Mas o seu trabalho não parou não.

Como crio a minha estratégia para explorar este Oceano Azul?

Encontrou os seus diferenciais? Agora é necessário criar uma estratégia para divulgá-los e colocá-los em prática. Afinal, não adianta saber o que te diferencia das outras empresas se você não consegue informar seus clientes já existentes ou clientes em potencial.

E falando em clientes em potencial, atente-se a eles! É bem provável que os clientes que você já tem fidelizados continuem com você com a sua nova estratégia. Por isso, foque-se nos potenciais. É neles onde estão maiores oportunidades de crescimento.

Algumas dicas para você:
  1. Fuja das estratégias de novo mercado focadas em clientes já fidelizados;
  2. Não confunda criação de novo mercado com nicho. Descobrir um nicho diferente dentro do mercado em que você já atua não é a mesma coisa que criar um novo mercado para você.
  3. Criação de mercado não é o mesmo que inovação tecnológica (esta é um caminho para a criação de diferenciais).
  4. Criar um novo mercado não é acabar com os concorrentes. Ao criar um novo mercado, o empreendedor deve oferecer soluções que não existem. Isso é o oposto de oferecer um serviço já existente, mas otimizado, que “destrói” os concorrentes.

Coloque estas dicas em prática, AGORA MESMO! Comente aqui seus diferenciais! Se preferir, envie-me um e-mail para discutirmos a respeito, sem compromisso, que tal?

 

Willian Menezes | RR Menezes

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