Como contratar, estratégias para uma equipe de sucesso

Ter uma equipe preparada para os desafios de crescimento de sua empresa é fundamental, podemos dizer que seus colaboradores são a alma do negócio, são eles que criam a imagem positiva ou negativa junto ao cliente e efetivamente garantem que seu negócio funcione com excelência e competitividade.

Então você deve ter um olhar especial para o processo de contratação de seu colaborador, é preciso investir tempo, estabelecer os critérios, análise e identificar fatores que vão te apoiar na escolha.

Vamos falar das principais etapas do processo de seleção e como tirar o melhor de cada uma delas para aumentar a assertividade na escolha do profissional.

  1. Recrutamento

Nesta etapa o objetivo é atrair pessoas para sua vaga por meio de divulgação ou busca de currículos ; anúncios em redes sociais, canais específicos ou sites de recrutamento, como Catho, Infojobs, empregos.com e etc.

  1. Seleção

Ao analisar currículos, use a descrição da vaga para identificar no material de cada candidato os conhecimentos, experiências, formação e qualificações necessárias.

É importante ter em mente que seleção é um processo de mão dupla, você esta avaliando potenciais candidatos, mas eles também estão avaliando oportunidades.

A forma como a empresa se relaciona com os potencias candidatos já diz muito sobre como ela é, pensa e age. Por tanto, respeite horário marcado, reserve o tempo sem interrupções, mostre que tem informações sobre o candidato, conheceu seu curriculum.

Para identificar o profissional que mais se aproxima de suas necessidades você pode fazer uso de dinâmicas de grupo, estudo de caso e entrevistas, mas tudo deve estar alinhado a proporcionar esta identificação de conhecimentos e competências comportamentais e técnicas.

A entrevista é crucial no processo de seleção, será o momento de ter contato individual e explorar as informações do curriculum, de comportamentos observados em dinâmica de grupo se for o caso.

Então prepare-se:

Faça uma leitura prévia do currículo, anote duvidas, use informações para entender como o candidato chegou a determinado resultado.

Elabore um roteiro de perguntas, mas faça pensando em como a resposta mostrará que o candidato atende ao que você procura, uma boa alternativa e pensar em perguntas ligadas as competências que o cargo exige. Fuja de perguntas abertas, direcionadas ou hipotéticas, ex. “Como era o seu trabalho?”, “Você é um bom negociador”, “Como você agiria com uma situação de conflito?”.

A entrevista com foco em competências é uma técnica que ajuda a formular perguntar que de fato tragam as respostas que você precisa, por exemplo se uma das competências do cargo é relacionamento interpessoal, você pode usar a seguinte pergunta:

Relate uma situação de conflito vivenciada com colega de trabalho ou gestor. Como conduziu a situação? Qual foi o resultado? “

Esse tipo de pergunta faz com que ele traga uma experiência vivida e não idealizada.

Outro ponto a observar é quanto ao perfil comportamental, características de personalidade que podem ajudar a entender como o candidato pode se adaptar a sua empresa ou ainda como ele pode contribuir para o perfil de uma equipe de trabalho. Alguns testes psicológicos ajudam a traçar esse perfil e pode ser utilizado após contratação como ferramenta de desenvolvimento.

Vamos pensar em uma situação, se sua empresa tem uma cultura inovadora, dinâmica e informal, uma pessoa que tenha característica de introversão, sistemática e metódica terá dificuldades de adaptação, mas se você percebe que tem a necessidade de um perfil diferenciado , pois um dos problemas é estruturação de ideias, sistematização de processos , você pode ter um grande aliado com esse perfil, mas não esqueça terá que acompanhar e orientar o processo de adaptação do novo colaborador e da equipe.

Ufa! Fazer uma boa contratação não é fácil é preciso dedicação e tempo, você pode contar com o apoio de empresas especializadas, terceirizando boa parte da seleção e participando do processo final de decisão , pois o olhar interno é fundamental para decidir quem será o novo colaborador da sua empresa.

Sucesso em suas contratações!

Ana Cristina

Gestão e Desenvolvimento Humano.

 

1
seu nome
seu comentário
0 /
Previous
Next
FormCraft - WordPress form builder

©2018 O X da Gestão todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites Tupiniquim Design

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?