Como cobrar o valor que mereço?

Se você é uma pessoa que gosta de colocar uma gordurinha no preço para dar desconto, sinto muito em lhe dizer que os seus dias estão contatos como vendedor, pois as pessoas estão cansadas de serem enganadas por esse tipo de profissional. A melhor frase que já escutei e a utilizo já por muito tempo é “Se você está me concedendo desconto, foi por que você me enganou no início ou está me enganando no final, pois nunca foi o seu melhor preço?”. Essa lei de levar vantagem a qualquer custo das pessoas está mudando muito.

Essa desculpa que todo mundo quer um desconto é uma desculpa para sua falta de habilidade de negociação e de estudar formas melhores de gestão, pois quando o cliente pede um desconto é um Feedback para você e para com a sua empresa de melhorar os pontos que iremos abordar nesse artigo.

Não importa o quanto você cobra pelo seu produto ou serviço, sempre você encontrará alguém que vai olhar para o seu preço e vai achar caro.

Isso é uma questão que todos que fazem os meus treinamentos ou consultoria sempre trazem como um item muito complicador na hora de fechar um negócio. Esse tipo de situação se apresenta com mais frequência quando o seu público alvo não está bem desenhado e testado. Se você ainda não tem o público alvo, eu sugiro que leia meu outro artigo “Como saber se você acertou na escolha do público-alvo” com dicas sobre como encontrar o seu público alvo.

Agora se você tem o seu público alvo bem desenhado e mesmo assim as pessoas ou empresas estão achando o seu preço muito alto, realmente o seu preço está muito alto pelo benefício que o seu serviço pode oferecer. Isso acontece porque o cliente não enxergou o Valor não monetário do seu serviço, ou seja, qual benefício o seu produto ou serviço realmente vai entregar.

Se você realmente está vendendo valor “Proposta de Valor” para o seu público alvo e mesmo assim não está conseguindo ter resultado, você e sua empresa precisam fortalecer esses seguintes itens:

  1. – Credibilidade – Não adianta vender valor se você e a sua empresa não possui credibilidade

    1. Demonstre casos de sucesso para o seu possível cliente;

    2. Dê uma degustação do seu serviço para ele ver como vai funcionar o seu trabalho;

    3. Gere conteúdo para mostrar que você sabe do que está falando.

  2. Visibilidade – Se você vende valor e possui credibilidade todo o seu público alvo precisa saber que você e a sua empresa são referências nesse assunto.

    1. Amplie a sua rede de Networking fazendo parte de grupos focados nisso;

    1. Faça palestras, workshops, rodas de negócios e etc.;

    1. Utilize das redes sociais, esteja presente no mundo digital

Então para ter melhores resultados quando você apresentar um orçamento na frente do seu possível cliente é só seguir esses itens abaixo com maestria:

  1. Mostrar a proposta de valor;

  2. Ter o seu público alvo identificado e testado, com o problema que você resolve;

  3. Fortalecer a sua credibilidade;

  4. Fortalecer a sua visibilidade.

Espero que tenham gostado destas dicas e nos próximos vídeos iremos falar um pouco mais como calcular o preço do seu produto ou serviço.

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